Na otimização do sistema produto/embalagem, sob a ótica do Life Cycle Thinking, tem sido adotadas práticas para redução do consumo de recursos naturais, do peso, volume e energia, uso de materiais e energia de fontes renováveis, redução de perdas, redução de emissões de gases de efeito estufa e redução da pegada hídrica.
A reutilização e reciclagem de materiais envolve a extensão da vida útil da embalagem, tecnologias para reciclagem e reutilização, e o desenvolvimento de novas embalagens aplicando o ecodesign.
O estudo Brasil Pack Trends 2020 identificou, entre as tendências para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para o setor de alimentos e bebidas, a otimização do sistema produto/embalagem, reutilização e reciclagem de materiais, gestão de resíduos e logística reversa.
Confira mais dados sobre a RECICLAGEM E REUSO DE EMBALAGENS dos alimentos industrializados:
- Confira ações das indústrias para reciclagem e reuso de embalagens, no hub Indústria de Alimentos 2030.
- Veja a publicação “Towards sustainable packaging: A plan to eliminate plastic packaging waste from UK bottled water and soft drinks”, da University of Cambridge.
- Veja a publicação “Accelerating circular supply chains for plastics: a landscape of transformational technologies that stop plastic waste, keep materials in play and grow markets”, das instituições Closed Loop Partners e Center for the Circular Economy.
- Conheça a publicação Brasil Pack Trends 2020, do Ital.