TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS SUCOS INDUSTRIALIZADOS
Registros históricos comprovam que o hábito de consumir sucos e refrescos de frutas nas refeições faz parte da cultura alimentar brasileira, tanto entre os indígenas como nos primórdios da colonização. Estudo da Tetra Pak, realizado em 2016, observou que o consumo de suco natural preparado na hora é elevado no Brasil, com mercado estimado em, aproximadamente, 2,5 bilhões de litros por ano. O estudo também identificou que, embora o consumo per capita ainda fosse baixo, havia ocorrido forte crescimento do mercado de sucos industrializados, no período de 2012 a 2015.
Estudo Brasil Beverage Trends 2020 destacou várias tendências que podem ser associadas à qualidade dos sucos percebida pelos consumidores, com destaque para a personalização do consumo, procura por produtos premium e de sabores diferentes, valorização de ingredientes naturais, do conteúdo nutritivo e também de bebidas produzidas de modo sustentável.
CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE
Com a industrialização e avanços na tecnologia de alimentos e embalagens, os sucos prontos para beber ganharam a preferência de muitos consumidores, principalmente por sua praticidade identificada em pesquisas como um dos fatores mais importantes para a compra na atualidade. De fato, a Conveniência e Praticidade foi identificada no estudo Brasil Food Trends como uma macrotendência geral do setor de alimentação. O estudo Brasil Beverage Trends 2020, específico sobre o consumo de sucos, também destacou, em uma de suas macrotendências, a conveniência como parte do estilo de vida contemporâneo que prioriza alimentação saudável, mas com economia de tempo e esforço.
A demanda por conveniência tem estimulado o mercado de bebidas a facilitarem o consumo, permitindo o aumento da ingestão de frutas e vegetais no dia a dia de forma prática. Os sucos têm se demonstrado como produto versátil para atender as necessidades em diferentes ocasiões de consumo, e para incrementar o valor nutritivo do café da manhã e de lanches para adultos e crianças.
O estudo Brasil Beverage Trends 2020 observou que os sucos estão se tornando uma boa opção para a alimentação fora do lar, por serem snacks mais saudáveis.
PERSONALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA
De modo geral, sabor é um fator básico na escolha da bebida para consumo. Entre os sabores preferidos pela população brasileira são destacados a uva, laranja, manga, pêssego, maracujá e goiaba. Em vários países, inclusive no Brasil, as características “saboroso”, “saudável” e “natural” são as mais valorizadas no suco 100%. No entanto, é desejo comum que esse tipo de bebida tenha preço mais acessível.
O estudo Brasil Beverage Trends 2020 observou que tem aumentado a procura por bebidas mais personalizadas e que proporcionem novas experiências de consumo, com diversificação de sabores e qualidade premium. A macrotendência Personalização e Experiência tem determinado o lançamento de novos produtos pela indústria de sucos, tais como bebidas à base de frutas, vegetais, grãos e sementes, como também bebidas carbonatadas, à base de água mineral, misturas com chá, água de coco e iogurte. É importante observar que o conceito de qualidade superior tem incorporado, além dos aspectos sensoriais dos sucos, atributos relacionados à naturalidade, saudabilidade e sustentabilidade.
EVITAÇÃO E PURIFICAÇÃO
A valorização da naturalidade, envolvendo características como frescor e a presença integral do suco da fruta, é uma tendência que proporcionou o aumento da demanda por sucos 100%. E, apesar de não serem diretamente relacionados à qualidade dos sucos, vários consumidores percebem também como sendo mais naturais os produtos livres de ingredientes indesejados como os conservantes e aditivos em geral.
Tem sido crescente a preocupação dos consumidores com o conteúdo de açúcar nos sucos de frutas e a busca de alternativas menos calóricas como as bebidas com stevia, um edulcorante que é valorizado por ser considerado um meio natural de substituir o açúcar.
Pesquisa feita com consumidores brasileiros constatou que 78% dos entrevistados demonstravam consciência do debate sobre o consumo excessivo de açúcar.
Novas tecnologias de ingredientes e processos têm sido desenvolvidas para redução do conteúdo de açúcares nos sucos, algumas delas consideradas disruptivas, como é o caso da empresa israelense Better Juice que patenteou tecnologia enzimática capaz de reduzir até 80% dos açúcares em sucos de fruta 100%, convertendo os açúcares naturais destes sucos (Ex.: sacarose, glicose, frutose) em moléculas de fibras dietéticas.
NUTRIÇÃO E FUNCIONALIDADE
A macrotendência Nutrição e Funcionalidade tem ocasionado um crescente interesse dos consumidores por sucos ricos em nutrientes e substâncias capazes de trazer benefícios para a saúde, como as vitaminas, minerais, proteínas, fibras, ômega 3, probióticos, antioxidantes etc.
O mercado tem oferecido uma grande variedade de sucos de frutas e vegetais para as pessoas interessadas no valor nutricional e funcionalidade das bebidas, uma vez que tais produtos são considerados de qualidade superior pelos consumidores.
Os sucos mistos de frutas com vegetais também têm sido boa alternativa para reduzir o teor calórico, aumentar o valor nutritivo das bebidas e ainda agregar novas funcionalidades para a saúde. A alegação “beba seus vegetais” tem atraído as pessoas interessadas em aumentar o consumo diário de frutas, verduras e hortaliças. De acordo com o estudo da Tetra Pak, o potencial de desenvolvimento de novos sucos 100% vai bem além dos sabores tradicionais como laranja e maçã, com oportunidades para bebidas mistas contendo outros vegetais, produtos funcionais e enriquecidos com nutrientes.
O estudo verificou um aumento de 43%, entre 2012 e 2015, nos lançamentos de novas bebidas com vegetais. Uma especialista em sucos relacionou várias frutas pouco comuns em sucos, que poderiam ser utilizadas para a criação de produtos com novas funcionalidades atrativas para os consumidores.
SUSTENTABILIDADE E ENGAJAMENTO
De acordo com o estudo Brasil Beverage Trends 2020, o consumo consciente tem aumentado entre os consumidores de sucos, provocando o aumento da demanda por bebidas com ingredientes orgânicos e sustentáveis, matérias-primas provenientes de comércio justo e solidário, produzidos localmente, com embalagens não poluentes, entre outras características. Os sucos não elaborados a partir de concentrados, processados com alta pressão e orgânicos são considerados produtos capazes de atender as novas exigências dos consumidores.