TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS PÃES INDUSTRIALIZADOS
Ao longo do tempo, os fabricantes têm promovido a diversificação de produtos de modo a atender às demandas de diferentes tipos de consumidores, como, por exemplo, pães premium para o público infantil, esportistas e pessoas alérgicas, entre outros. Nessa direção as inovações se orientaram conforme as tendências de consumo que foram surgindo progressivamente. Atualmente, na categoria de pães de forma, o mercado oferece diversos produtos que atendem diferentes preferências dos consumidores como, por exemplo, pães enriquecidos com fibras, com redução de gorduras e sódio, isentos de glúten e lactose, de fermentação natural e orgânicos.
No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br). Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que determinam, em grande parte, a oferta dos tipos de produtos industrializados das áreas de panificação: Controle e Adequação, Nutrição e Funcionalidade, Naturalidade e Autenticidade, Premiumização e Experiência, e Sustentabilidade e Transparência.
Controle e Adequação
De acordo com a macrotendência Controle e Adequação, muitos consumidores têm procurado controlar o consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, açúcares e gorduras. Isso tem impulsionado a reformulação de produtos de panificação para estarem adequados a essa macrotendência.
A reformulação de produtos na indústria tem promovido a redução e/ou substituição de gorduras, açúcares e sódio em vários itens comercializados. No mercado, por exemplo, várias marcas de pães de forma apresentam 0% de gorduras trans e 0% de colesterol, sem adição de açúcar e com menores quantidades de sódio. É importante observar que, além da reformulação feita de modo voluntário pelas empresas, existem acordos firmados pelas indústrias com o Ministério da Saúde, por meio da ABIMAPI e da ABIA, com metas de redução de gorduras, sódio e açúcar nos produtos industrializados (https://abia.org.br/releases/industrias-de-alimentos-lancam-plano-inedito-de-reducao-de-acucares).
Nutrição e Funcionalidade
A macrotendência Nutrição e Funcionalidade revela a crescente demanda por produtos mais nutritivos e/ou com benefícios específicos para a saúde física e mental. Muitos consumidores estão buscando uma melhora geral na sua qualidade de vida, a partir de alimentos com potencial para aumento de performance, melhora de imunidade e prevenção de doenças (como, por exemplo, as relacionadas ao sistema cardiovascular).
Esta macrotendência tem promovido o desenvolvimento de novos produtos fortificados ou enriquecidos nutricionalmente. No setor de panificação, já existem vários produtos com farinha integral, adição de fibras, grãos ancestrais, aveia, castanhas, chia, quinoa, frutas etc.
Naturalidade e Autenticidade
Conforme a macrotendência Naturalidade e Autenticidade, os consumidores têm procurado opções percebidas como artesanais, naturais e sem aditivos artificiais, substâncias alergênicas e outros como lactose e glúten.
Isso ocorre mesmo existindo contradições entre o que os consumidores acreditam e a realidade. Por exemplo, os aditivos são considerados seguros por autoridades da área de saúde. Situação parecida ocorre com o glúten, que é ruim para os celíacos, mas não para as pessoas de modo geral.
Apesar de serem considerados seguros os itens tradicionais contendo aditivos, glúten e lactose, as indústrias têm desenvolvido produtos com fórmulas mais simplificadas, de fermentação natural, com adição de ingredientes que estão sendo valorizados pelos consumidores, tais como aromas naturais, grãos integrais, castanhas, mel, especiarias etc.
Premiumização e Experiência
A macrotendência Premiumização e Experiência caracteriza a elevação do padrão de consumo de alimentos na sociedade, com valorização de produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal. Os produtos mais naturais e nutritivos também ganham destaque no mercado.
Para se manterem em sintonia com essa macrotendência, as indústrias têm desenvolvido novos produtos com alegações de melhor qualidade (premium, gourmet etc.), que proporcionem novas experiências de consumo, produtos mais sofisticados para os consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por itens de maior valor agregado.
Sustentabilidade e Transparência
A macrotendência Sustentabilidade e Transparência representa a valorização da forma como os alimentos industrializados são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e com certificações ambientais. Por outro lado, os consumidores estão querendo informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na fabricação.
Essa macrotendência tem gerado um maior investimento das indústrias tradicionais na produção de alimentos orgânicos e também o surgimento de novas empresas totalmente dedicadas à produção de alimentos com foco nas várias dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica.