Chocolates
Os chocolates industrializados podem também conter matérias-primas alimentícias que são mais apropriadas para uso industrial. A pesquisa do Ital mostrou que, na amostra de 483 chocolates, a polidextrose é o ingrediente mais utilizado (15 produtos), seguido de amido (7 produtos) e maltodextrinas (5 produtos).
AMIDO, AMIDO DE TAPIOCA, AMIDO DE TRIGO, FÉCULA DE MANDIOCA E MALTODEXTRINAS
Na amostra de 483 chocolates analisados em um estudo do Ital:
- 2 produtos usam amido; 2, amido de tapioca; 3, amido de trigo; 7, fécula de mandioca; e 5, maltodextrinas.
O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar AMIDO, AMIDO DE TAPIOCA, AMIDO DE TRIGO, FÉCULA DE MANDIOCA E MALTODEXTRINAS:
O amido é obtido de fonte vegetal (arroz, milho, mandioca, tapioca etc.). O amido da mandioca e da batata são chamados de fécula. Maltodextrinas ou fibras de milho solúvel são oligossacarídeos formados por polímeros de D-glicose, resultantes da hidrólise do amido de milho ou da fécula. São usados nos recheios e coberturas com a função principal de dar corpo aos produtos.
Observações
A maltodextrina tem sido muito utilizada na formulação de produtos para praticantes de atividades físicas de resistência por fornecer energia através da liberação gradual de glicose para o sangue
POLIDEXTROSE
Na amostra de 483 chocolates analisados em um estudo do Ital:
- 15 produtos utilizam polidextrose.
O QUE É e os MOTIVOS para usar POLIDEXTROSE:
A polidextrose, também reconhecida como ingrediente, é um polissacarídeo classificado como fibra alimentar solúvel. Pode ser usada como fibra alimentar e como agente de corpo em substituição ao açúcar.
Observações
A polidextrose tem alegação de propriedade funcional aprovada pela Anvisa.