As indústrias de alimentos têm realizado várias ações para aumentar a eficiência energética.
As ações destinadas a alcançar maior eficiência energética tornaram-se essenciais diante desse aumento da demanda, perspectiva de escassez e aumento do custo da energia nas próximas décadas. A produção em grande escala permite um menor gasto de energia por alimento processado. Além disso, o uso de energias limpas e renováveis são alternativas para viabilizar a redução das emissões de gases de efeito estufa que está associada ao uso intensivo de combustíveis fósseis.
Confira mais dados sobre a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA na produção dos alimentos industrializados:
- Confira ações das indústrias para aumento da eficiência energética, no hub Indústria de Alimentos 2030
- Veja a publicação “Eficiência Energética para pequenas e médias empresas”, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID).
- Veja o estudo “Facts and trends to 2050: Energy and climate change” do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD, 2004), coalisão de mais de 170 empresas globais, a demanda por energia poderá dobrar ou até triplicar até 2050.
- Veja a pesquisa “Research Report: The State of Corporate Energy & Sustainability Programs 2018”, sobre a importância do investimento em energia renovável.