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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS IOGURTES INDUSTRIALIZADOS

O iogurte industrializado é amplamente consumido no Brasil, fato constatado em várias pesquisas. A popularidade do iogurte pode ser atribuída ao reconhecimento dos consumidores quanto à eficácia de seus benefícios para a saúde. Uma pesquisa global destacou, entre os fatores considerados para o consumo diário de iogurtes, a percepção de ser um alimento saudável, rico em proteínas e cálcio, bom para jovens em crescimento, a conveniência para lanches rápidos e para complementar refeições de famílias muito atarefadas no dia a dia. De fato, vários estudos identificaram que os consumidores de iogurtes têm uma ingestão maior de nutrientes e tendem a ter hábitos alimentares mais saudáveis do que os não consumidores

O estudo Brasil Dairy Trends 2020 identificou seis macrotendências de consumo que determinam as principais inovações em produtos lácteos industrializados. Além da macrotendência de Premiumização e Sensorialidade (produtos com alegações premium e gourmet , frescos, de fabricação artesanal, com diferenciação de sabores), relacionada a aspectos bastante valorizados pelos consumidores, as demais correspondem às demandas por produtos com benefícios associados à nutrição, saudabilidade e bem-estar: Densidade Nutricional e Conveniência (produtos fortificados com nutrientes ou adicionados de frutas, cereais, cacau etc.), Digestibilidade e Bem-Estar (produtos lácteos com ingredientes probióticos, prebióticos e fibras), Funcionalidade e Prevenção (produtos lácteos com ingredientes proteicos, peptídeos bioativos etc.), Controle e Adequação (produtos lácteos reformulados, com menores teores ou até mesmo com a substituição integral de sódio, gorduras e açúcar), e Sustentabilidade e Naturalidade (informações sobre origem dos produtos, composição, etapas de fabricação e autenticidade).

PREMIUMIZAÇÃO e SENSORIALIDADE

De modo geral, sabor é um fator bastante demandado em todos os tipos de iogurtes. A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e SENSORIALIDADE tem motivado o desenvolvimento de “…produtos com alegações premium e gourmet , a valorização do frescor, da fabricação artesanal e de produtos elaborados com leite não bovino […].” E ainda, “outro movimento associado à premiumização é o desejo de consumir produtos que proporcionem experiências sensoriais sofisticadas, exóticas e inovadoras […].” Esta tendência resulta no surgimento de “…produtos com diferenciação de sabores e sabores inusitados para os consumidores”.

DENSIDADE NUTRICIONAL e CONVENIÊNCIA

Vários iogurtes industrializados têm sido desenvolvidos de acordo com a macrotendência DENSIDADE NUTRICIONAL e CONVENIÊNCIA, para atender os consumidores “… que estão demandando, de forma crescente, opções nutritivas para compor a alimentação diária”. Produtos lácteos como o iogurte, tradicionalmente conceituados pela sua riqueza natural em nutrientes essenciais, têm atendido essa demanda também por produtos fortificados com nutrientes ou adicionados de frutas, cereais, cacau etc.

DIGESTIBILIDADE e BEM-ESTAR

Iogurtes voltados para macrotendência DIGESTIBILIDADE E BEM-ESTAR, atendem a “demanda por produtos com diferentes funcionalidades para a saúde […]”, sendo identificados, mesmo sem terem seus ingredientes estampados na rotulagem, como aliados dos processos de digestão. “Nos últimos anos, tem ocorrido a valorização de produtos lácteos com ingredientes probióticos, prebióticos e fibras, em razão de seus benefícios para a saúde, entre os quais se destacam a regulação do sistema digestório e o equilíbrio do organismo como um todo, que provoca a sensação de bem-estar”.

FUNCIONALIDADE e PREVENÇÃO

Os iogurtes alinhados à macrotendência FUNCIONALIDADE E PREVENÇÃO são formulados de modo a oferecer “além das funcionalidades proporcionadas pelos produtos lácteos com ingredientes probióticos, prebióticos e simbióticos, […] vários outros benefícios para a saúde, com aplicações de ingredientes proteicos, peptídeos bioativos etc.”

SUSTENTABILIDADE e NATURALIDADE

Os iogurtes relacionados à macrotendência SUSTENTABILIDADE E NATURALIDADE atendem a um cenário em que os consumidores estão mais vigilantes no que se refere à origem dos produtos, composição, etapas de fabricação e autenticidade. “Como consequência, aumenta a exigência para que as empresas sejam mais transparentes e responsáveis na informação e educação dos consumidores. Tal comportamento explica, parcialmente, o crescimento da tendência de naturalidade, ou seja, a demanda por produtos percebidos como mais seguros e saudáveis pelos consumidores”.

CONTROLE e ADEQUAÇÃO

A forte influência da macrotendência CONTROLE E ADEQUAÇÃO “…tem levado os consumidores a optarem por produtos com menores teores de sódio, gorduras e açúcar, tais como o desejo de equilibrar melhor a alimentação diária, controlar o peso e a pressão arterial e prevenir doenças, além das políticas públicas com programas visando a redução da ingestão desses ingredientes. O resultado tem sido a oferta crescente de produtos lácteos reformulados, com menores teores ou até mesmo com a substituição integral de sódio, gorduras e açúcar. […] A rejeição do consumidor ainda se estende para outros ingredientes, como a lactose nos produtos lácteos”.

Conheça o estudo completo sobre Iogurtes Industrializados!