TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS HAMBÚRGUERES INDUSTRIALIZADOS
Os registros existentes sobre as origens dos hambúrgueres permitem supor que o fato de serem opções nutritivas, saborosas, de baixo custo e praticidade de preparo, foi determinante à sua incorporação aos hábitos alimentares de diversos países, tanto para consumo em lanchonetes como para as refeições domésticas. Além desses atributos, atualmente, os hambúrgueres passam por um momento de transformação quanto aos benefícios percebidos pelos consumidores.
O estudo Brasil Food Trends 2020 serve como base para entender esse processo de transformação nas características dos hambúrgueres industrializados, a partir da análise, nos mercados brasileiro e global, de diferentes produtos, à luz das macrotendências Conveniência e Praticidade, Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem estar, Confiabilidade e Qualidade e Sustentabilidade e Ética.
CONVENIÊNCIA e PRATICIDADE
Alimentos de fácil preparo, Pratos prontos e Semiprontos, Produtos para forno de micro-ondas etc.
Em 2010, a macrotendência Conveniência e Praticidade se destacou como a mais presente na população brasileira. Estudo recente sobre o consumo de carnes constatou que os consumidores estão valorizando muito a conveniência, acarretando o crescimento da demanda por produtos que eliminem uma ou mais etapas de preparação, prontos para consumo e, em maior volume, os kits para preparo de refeições com todos os ingredientes necessários e a respectiva receita.
Observou que os jovens entre 18 e 24 anos são os consumidores que dedicam menos tempo no preparo de suas refeições, indicando que a conveniência para este público tende a ser cada vez mais importante. Da mesma forma, relatório de pesquisa do Food Marketing Institute (FMI) e do North American Meat Institute (NAMI) observou acentuado crescimento nas vendas de produtos cárneos com foco na conveniência.
Focados na praticidade, o mercado de hambúrgueres compreende produtos congelados que vão direto do freezer para preparo em frigideira ou forno. Os produtos prontos para aquecimento em micro ondas são alternativas de refeição ainda mais rápidas. Recentemente, os kits para preparo de hambúrgueres, incluindo pão e acompanhamentos, permitem o preparo de receitas mais elaboradas pelo próprio consumidor, com economia de tempo e esforço. Na pesquisa do FMI/NAMI, a compra de kits para preparo de refeições foi verificada em 40% dos entrevistados.
SENSORIALIDADE e PRAZER
Forte apelo sensorial, Premium, Variação de sabores, Apelo à indulgência, Gourmet, Exotismo, Socialização, Culinária e gastronomia etc.
Em relação à macrotendência Sensorialidade e Prazer, os produtos congelados seguem as mesmas tendências dos serviços de alimentação, com a evolução do cardápio de hambúrgueres tradicionais para outros mais sofisticados, de maior valor agregado, com a oferta pela indústria de opções de diferentes sabores com ingredientes de melhor qualidade e alegações premium, gourmet, artesanal, 100% carne etc.
SAUDABILIDADE e BEM-ESTAR
Alimentos fortificados, Saúde gastrointestinal, Redução de gorduras, Alimentos funcionais, Produtos para dietas, Ingredientes naturais, Produtos vegetais, Natural, orgânico etc.
A macrotendência Saudabilidade e Bem-estar tem exercido forte influência sobre os consumidores de produtos cárneos, gerando uma crescente demanda por novos produtos que ofereçam benefícios para a saúde e que não tenham ingredientes ou substâncias que têm sido associadas às doenças crônicas não transmissíveis.
A pesquisa FMI/NAMI constatou que dois terços dos consumidores norte-americanos buscam opções saudáveis na compra de produtos cárneos e que três quartos destes consumidores introduziram produtos análogos à base de vegetais (plant based) em suas refeições diárias.
CONFIABILIDADE e QUALIDADE
Rastreabilidade, Garantia de origem, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Certificados e selos de qualidade e segurança etc.
A macrotendência Confiabilidade e Qualidade compreende a crescente preocupação com a origem das matérias primas e transparência dos produtores, indústrias processadoras e varejistas, no sentido de comprovar a segurança dos produtos para consumo. Conforme a pesquisa FMI/NAMI mais da metade dos consumidores norte-americanos deseja encontrar produtos elaborados com carnes de animais alimentados a pasto (grass-fed), naturais (all natural) e livres de antibióticos e hormônios.
SUSTENTABILIDADE e ÉTICA
Baixo impacto ambiental, Menor pegada de carbono, Certificações e selos ambientais, Bem-estar animal, Produção sustentável (Orgânicos), Embalagens Recicláveis etc.
As tendências relacionadas à Sustentabilidade e Ética estão estreitamente associadas às duas macrotendências anteriormente citadas. Por exemplo, os análogos plant based de produtos cárneos têm tido forte demanda devido à sua imagem de alimento mais saudável e sustentável. Notadamente, o mercado dos produtos à base de vegetais cresce significativamente entre as pessoas denominadas como flexitarianas, que desejam reduzir o consumo de carne, mas sem abdicar do prazer de comer os alimentos habituais.