A produção industrial também é fundamental para atender de forma conveniente às demandas de uma população brasileira concentrada em centros urbanos.
Basicamente, a conveniência significa encontrar o alimento desejado no lugar e no momento desejados.
Os alimentos processados em unidades industriais, uma vez acondicionados em embalagens, possibilitam a distribuição para milhares de estabelecimentos atacadistas e varejistas. Nesses estabelecimentos, os produtos precisam estar adequados para serem estocados e ficarem à disposição até o momento em que os consumidores decidam comprá-los. Após a compra, os alimentos acondicionados em embalagens precisam durar até o momento em que os consumidores decidam consumi-los.
Além do estilo de vida nas grandes cidades, outros fatores, como as mudanças na estrutura familiar e no comportamento das novas gerações, geram a demanda por produtos que economizam tempo e esforço e, ao mesmo tempo, não implicam o sacrifício da qualidade, frescor, saudabilidade e bem-estar.
Confira mais dados sobre a DISPONIBILIDADE NO VAREJO E CONVENIÊNCIA PARA CONSUMO dos alimentos industrializados:
- Veja a complexa logística de produção, distribuição, preparo e consumo dos alimentos industrializados, no capítulo 13 da publicação Alimentos Industrializados, do Ital.
- Confira como a busca de conveniência e praticidade na alimentação representa uma macrotendência dos consumidores no Brasil, no estudo Brasil Food Trends 2020.