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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS CHOCOLATES INDUSTRIALIZADOS

Em suas diversas formas, os produtos são amplamente consumidos no Brasil. Os chocolates em barras, bombons e confeitos à base de chocolate ou cacau, estão presentes no mercado por meio de padarias, confeitarias e chocolaterias, supermercados e lojas de conveniência, além de serem provenientes de um grande número de fabricantes artesanais que reprocessam as barras industriais e produzem bombons, trufas, ovos de páscoa caseiros como fonte de renda. A produção industrial é responsável pela maior parte dos chocolates processados prontos para consumo, como também pelas matérias-primas, tais como as coberturas, pós, gotas, liquor de cacau, amêndoas inteiras ou na forma de nibs (pedaços), entre outras modalidades, que são utilizadas na elaboração dos produtos de confeitaria e de uma enorme quantidade de receitas preparadas dentro e fora dos lares.

De acordo com o estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br), no Brasil, a indústria de chocolates é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor. Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que explicam bem o comportamento da demanda de chocolates industrializados: Premiumização e Experiência, Nutrição e Funcionalidade, Controle e Adequação, Naturalidade e Autenticidade, Sustentabilidade e Transparência.

PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA

Macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA determina o crescimento do mercado de produtos com qualidade aprimorada e apelos à sensorialidade, entre os quais aqueles com alegações de qualidade premium e gourmet, e também de produtos com apelo à indulgência consciente e sem culpa, isto é, com as características anteriores, mas também mais nutritivos, com menos calorias, com ingredientes naturais e sustentáveis, ou seja, com os atributos das demais macrotendências do setor.

Nos Estados Unidos, o crescimento da demanda de chocolates artesanais tem sido muito forte nos últimos anos, o que pode ser também verificado no Brasil.

Os consumidores estão também identificando o valor dos chocolates com base nos processos de fabricação, descritos nas embalagens, que destacam o maior esmero na elaboração dos produtos.

Uma pesquisa global da empresa Puratos constatou que o sabor constitui o fator mais importante nas decisões de compra de chocolates.

NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE

Tradicionalmente concentrada em produtos com texturas, cores e sabores diferenciados, a demanda de chocolates também tem se voltado bastante para os produtos com ingredientes mais nutritivos e funcionais, o que é contemplado na macrotendência NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE. Estudo da empresa Barry Callebaut constatou que 44% dos consumidores de barras de chocolate consideram importante o teor de proteínas nos produtos. Na América Latina, outra pesquisa da Barry Callebaut identificou que 53% dos consumidores consideram mais saudáveis os chocolates com alegações funcionais ou medicinais, enquanto que 51% acreditam que também são mais saudáveis os chocolates plant-based ou vegano.

O consumo de chocolates mais proteicos também é citado em estudo da Cargill, que destaca a adição de frutas e vegetais como recurso para elevar as propriedades funcionais dos chocolates.

O teor de cacau é destacado como o mais importante fator na identificação da saudabilidade dos chocolates, constatou pesquisa global feita pela empresa Puratos.

CONTROLE e ADEQUAÇÃO

Além do maior interesse com a ingestão adequada de nutrientes, a macrotendência CONTROLE e ADEQUAÇÃO é caracterizada pela preocupação que muitos consumidores estão tendo em balancear sua alimentação diária, procurando controlar o consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, gorduras, calorias e até mesmo de glúten.

Pesquisa da Puratos ressalta que a percepção da saudabilidade dos chocolates pelos consumidores não está relacionada apenas à adição de ingredientes nutritivos e funcionais, mas também pela redução de ingredientes considerados indesejáveis por eles como, por exemplo, o açúcar. Relatório da Cargill destaca que tem aumentado a popularidade da alegação “sem adição de açúcares” em várias categorias de produtos, sendo que o uso de glicosídeos de esteviol tem sido uma opção na elaboração de chocolates com essa característica.

Na América Latina, pesquisa da Barry Callebaut identificou que “39% dos consumidores buscam chocolates reduzidos ou baixos em calorias, e 37% buscam chocolates com pouco açúcar”.

NATURALIDADE e AUTENTICIDADE

Associada às preferências dos consumidores por indulgência e saudabilidade, a macrotendência NATURALIDADE e AUTENTICIDADE sinaliza a valorização de opções de produtos com menos ingredientes, percebidos como artesanais e naturais.

Estudo da empresa Barry Callebaut identificou que acima de 60% dos consumidores jovens (geração do milênio) consideram que os chocolates clean label, isto é, produtos mais simples, naturais e com menos ingredientes, são mais autênticos e verdadeiros.

Além disso, um relatório da Cargill traz que os consumidores estão valorizando ingredientes com nomes mais familiares. O conceito clean label abrange ainda os produtos “livres de” (free-from) ingredientes lácteos, glúten, soja, entre outros que têm sido evitados pelos consumidores, por razões variadas.

Têm sido mais comum o uso de aromas e adoçantes considerados mais naturais, no lançamento de chocolates com alegações relacionadas à naturalidade.

SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA

A macrotendência SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA representa a valorização da forma como os chocolates são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes.

Tem aumentado o consumo consciente e os consumidores estão valorizando as práticas sustentáveis de produção e rejeitando chocolates com ingredientes como o óleo de palma. Conforme relatório da Cargill, é crescente o interesse sobre a proveniência dos alimentos, como são produzidos do ponto de vista ético e ambiental, ocorrendo a valorização dos chocolates elaborados com cacau de origem sustentável e com rastreabilidade.

Verifica-se o aumento da demanda por produtos orgânicos, fair trade , com certificações ambientais como a UTZ e Rainforest Alliance.

Conforme estudo da Puratos, globalmente, mais da metade dos consumidores reconhecem a importância dos alimentos provenientes de produtores remunerados de forma justa.

Conheça o estudo completo sobre Chocolates Industrializados!