TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS BOLOS INDUSTRIALIZADOS
No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020. Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que explicam bem o comportamento da demanda de bolos industrializados: Premiumização e Experiência (produtos premium, gourmet, festivos e de receitas tradicionais), Nutrição e Funcionalidade (produtos com mais proteínas, fibras, farinha integral, com adição de grãos ancestrais, sementes e vegetais), Controle e Adequação (produtos com menos calorias, açúcares, carboidratos, gorduras, sódio e glúten), Naturalidade e Autenticidade (produtos com poucos ingredientes, sem ingredientes artificiais, sem aditivos e conservantes), e Sustentabilidade e Transparência (produtos orgânicos e à base de vegetais).
PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA
A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA determina o crescimento do mercado de produtos com qualidade aprimorada e apelos à sensorialidade, entre os quais estão aqueles com alegações de qualidade premium e gourmet, e também produtos com apelo à indulgência consciente, isto é, com as características anteriores, mas também mais nutritivos, com menos calorias e com ingredientes naturais e sustentáveis, ou seja, com os atributos das demais macrotendências do setor.
Entre as tendências de consumo de bolos em 2021 estão a maior demanda por frescor e a indulgência permissível, isto é, produtos saborosos que também ofereçam benefícios à saúde do consumidor como, por exemplo, inclusão de grãos, sementes e frutas. Os produtos indulgentes e que proporcionam conforto emocional (comfort food) têm sido vistos como redutores do estresse no período da pandemia da Covid-19.
As características associadas à saúde e nutrição como relevantes para mais da metade das pessoas quando as mesmas compram produtos indulgentes de panificação. Os produtos capazes de estabelecer conexões emocionais com os consumidores tendem a construir maior lealdade à marca.
NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE
Entre as várias tendências relacionadas à NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE, é possível destacar a fortificação dos produtos como, por exemplo, inclusão de ingredientes probióticos associados à imunidade e ingredientes vegetais que aumentem o teor de proteína. Na América do Sul, mais de um terço dos consumidores desejam encontrar no mercado variedades de bolos com alto teor proteico. Os consumidores também têm prestado maior atenção às alegações da rotulagem relacionadas ao conteúdo de fibras.
CONTROLE e ADEQUAÇÃO
Além do maior interesse com a ingestão adequada de nutrientes, a macrotendência CONTROLE e ADEQUAÇÃO é caracterizada pela preocupação que muitos consumidores estão tendo em balancear sua alimentação diária, procurando controlar o consumo de alimentos com teores elevados de sal, gorduras, calorias e até mesmo de glúten, embora este último seja bastante direcionado por mitos relacionados a esse componente da farinha de trigo.
Globalmente, essa tendência tem impulsionado o aumento da oferta de produtos com teor reduzido de gorduras, menores quantidades de sódio e sem glúten. Entre as alegações da rotulagem que mais atraem a atenção das pessoas estão aquelas referentes às quantidades de calorias, açúcares, carboidratos e sódio.
NATURALIDADE e AUTENTICIDADE
Associada às preferências dos consumidores por indulgência e saudabilidade, a macrotendência NATURALIDADE e AUTENTICIDADE sinaliza a valorização de opções de produtos percebidos como artesanais, naturais e sem aditivos artificiais. Apesar dos itens tradicionais contendo aditivos serem considerados seguros, as indústrias têm desenvolvido produtos com fórmulas mais simplificadas, com ingredientes em menor número e mais familiares para os consumidores.
Entre as principais características demandadas nos produtos de panificação pelos consumidores, estão a presença de ingredientes “reais” e ausência de aromas e corantes artificiais. Entre as tendências do setor de panificação, nas ocasiões de compra, os consumidores mais jovens têm valorizado as informações dos alimentos relacionadas à saúde, sustentabilidade e na simplicidade dos ingredientes, demandando cada vez mais a autenticidade dos produtos e transparência na comunicação dos fabricantes.
SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA
A macrotendência SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA representa a valorização da forma como os alimentos industrializados são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e com certificações ambientais. Por outro lado, os consumidores estão querendo informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na fabricação.
Os consumidores jovens têm valorizado os produtos sustentáveis, principalmente quanto ao impacto ambiental, com destaque para produtos orgânicos e com transparência e rastreabilidade dos ingredientes utilizados. Mais da metade dos consumidores sul-americanos declararam ter realizado mudanças na dieta, nos últimos dois anos, no sentido de manter um estilo de vida mais sustentável, contribuindo para o meio ambiente. Entre as principais mudanças estão o consumo de produtos mais frescos, maior atenção aos desperdícios e maior consumo de produtos fabricados localmente.