Skip to main content

ORIGENS DAS BEBIDAS PLANT-BASED INDUSTRIALIZADAS

É milenar o hábito de tomar bebidas à base de vegetais. Com o avanço da produção industrial, essas bebidas ganharam espaço no mercado como alternativas ao leite de origem animal e, nos últimos anos, têm se destacado no mercado de produtos plant-based. Os fatos comprovam que as bebidas plant-based não são invenções da moderna tecnologia de alimentos.

2400 a.C. No Egito antigo, descoberta de evidências de consumo de uma bebida feita com chufa, um tubérculo que costuma ser denominado commuma “nut” por se parecer com uma avelã
25-220 d.C. Descoberta na China uma laje de pedra da Dinastia Han Oriental, na qual, tem gravada a forma de fazer leite de soja.
Época Medieval. Na obra “Holy Feast And Holy Fast: The Religious Significance Of Food To Medieval Women”, a historiadora Carolyn Walker Bynum cita o leite de amêndoas, alimento da aristocracia presente em livros e receitas da época medieval.
1914. Na obra Meatless Cookery, Maria M. Ailbert apresenta receita para elaboração de bebida à base de arroz, como alternativa ao leite de vaca.
2015-2021. Lançamento de bebidas à base de ervilhas no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.