VALOR NUTRICIONAL DO AMENDOIM INDUSTRIALIZADO
Existem diversos tipos de produtos de amendoim industrializados, com diferentes composições de ingredientes, o que impacta em diferenças na composição nutricional e valor calórico. Os produtos podem ser acrescidos de sal, açúcares, temperos e coberturas doces ou salgadas, podem ser fritos ou assados, o que proporciona maiores ou menores teores de proteínas, fibras, gorduras, açúcares, valor energético e sódio. Na rotulagem nutricional dos 416 produtos estudados, foram identificados os nutrientes de declaração obrigatória: Proteínas, Fibras (fibra alimentar), Calorias (valor energético, Kcal), Carboidratos, Gorduras saturadas, Gorduras Trans e Sódio. Entre os nutrientes de declaração voluntária, foram tabulados os conteúdos de Açúcares somente dos produtos que apresentaram seus valores.
O amendoim contém outros nutrientes cujos valores não constam na rotulagem, porém podem ser identificados nos dados da Tabela TBCA, a título de exemplo, os quais mostram quantidades significativas de vitaminas e minerais, no amendoim em grão, cru e torrado. Pode-se observar que os valores da Tabela TBCA são também bem próximos daqueles coletados na rotulagem nutricional dos produtos da amostra.
De modo geral, numa porção de 50 g, o amendoim em grão pode fornecer quantidades relevantes de PROTEÍNAS, FIBRAS, VITAMINA E, NIACINA, VITAMINA B6, FOLATO, FERRO, POTÁSSIO e ZINCO. Não é um alimento de baixo valor energético e contém gorduras saturadas, porém em quantidades inferiores às verificadas para gorduras mono e poliinsaturadas, sendo isento de gorduras Trans. Estudos mostram a presença de compostos fitoquímicos no amendoim .
PROTEÍNAS
Os produtos de amendoim industrializados contribuem com quantidades significativas de PROTEÍNAS para a alimentação e nutrição dos seus consumidores. Apesar de haver grande variação nas quantidades de proteínas presentes nos diferentes produtos, existem aqueles com teores acima de 10% do VDR (50 g) de declaração obrigatória para PROTEÍNAS, na maioria das categorias dos produtos analisados (Obs.: as informações contidas nos rótulos analisados não permitem verificar se as proteínas possuem o perfil de aminoácidos para declaração de alegações nutricionais de proteína).
FIBRAS ALIMENTARES
Os produtos de amendoim industrializados contribuem com quantidades significativas de FIBRAS ALIMENTARES para a alimentação e nutrição dos seus consumidores. Apesar de haver grande variação nas quantidades de fibras presentes nos diferentes produtos, existem aqueles, principalmente entre as barras e bebidas com amendoim, com teores acima de 10% do VDR (25 g) de declaração obrigatória para FIBRAS ALIMENTARES, na maioria das categorias dos produtos analisados.
Como demonstram os dados apresentados, sobre os conteúdos de FIBRAS ALIMENTARES das várias categorias de produtos, não é possível considerar, DE FORMA GENERALIZADA, seu maior ou menor valor nutritivo quanto a esse nutriente.
CALORIAS (VALOR ENERGÉTICO )
De modo geral, o amendoim, mesmo em seu estado natural, não é um alimento de baixo VALOR ENERGÉTICO, o que pode ser observado na categoria GRÃOS, os quais variam entre 194 g a 397 g, em porções de 50 g, com ou sem adição de outros ingredientes além do amendoim.
As quantidades de calorias variam bastante entre os produtos analisados, que podem ser salgados ou doces com grande variedade de matérias-primas utilizadas em coberturas e outras preparações. Mesmo assim, com exceção dos óleos, existem muitos produtos com VALOR ENERGÉTICO inferior a 100 Kcal (porções de 15 g a 20 g).
CARBOIDRATOS E AÇÚCARES
De modo geral, os produtos de amendoim industrializados podem conter quantidades variadas de CARBOIDRATOS, dependendo dos tipos de ingredientes com os quais são misturados ou preparados como, por exemplo, coberturas com farinhas ou açúcares.
Os produtos doces de amendoim costumam conter AÇÚCARES em sua elaboração. Entretanto, existem produtos com redução do teor de açúcares e mesmo doces de amendoim “zero adição de açúcares”, resultado da tendência crescente de controle da dieta alimentar.
GORDURAS SATURADAS
As quantidades de GORDURAS SATURADAS variam bastante entre os produtos analisados, que podem ser torrados ou fritos, com grande variedade de matérias-primas utilizadas em coberturas e outras preparações. Na amostra total, 12,0% dos produtos apresentam valores até 1,5 g; 82,4% com até 4,5 g; e 17,6% de 4,5 a 10,5 g, em porções de 50 g.
O amendoim em grão contém, naturalmente, gorduras saturadas, porém em quantidades inferiores às verificadas para gorduras mono e poliinsaturadas, sendo isento de gorduras trans.
GORDURAS TRANS
A análise da amostra de 416 produtos industrializados revelou que 98,8% destes declaram 0,0 g, por porção de 50 g. Apenas 5 produtos, da categoria DOCES, apresentam quantidades entre 0,5 g e 4,2 g de GORDURAS TRANS (em porções de 50 g).
SÓDIO
As quantidades de SÓDIO variam bastante entre os produtos analisados, tanto nos salgados como nos doces. Na amostra total, 147 produtos (35,3%) apresentam valores até 5 mg; 223 produtos (53,6%) até 40 mg, teor considerado MUITO BAIXO; 280 produtos (67,3%) até 80 mg, teor considerado BAIXO, por porções de 50 g.