TENDÊNCIAS DE CONSUMO DO AMENDOIM INDUSTRIALIZADO
O mercado segue as tendências de consumo, as quais determinam a configuração dos produtos de amendoim industrializados desenvolvidos pelas indústrias. O estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br) permite compreender a oferta atual de produtos disponíveis nos mercados, brasileiro e global, alinhada ao comportamento da demanda influenciada pelas macrotendências Premiumização e Experiência, Nutrição e Funcionalidade, Controle e Adequação, Naturalidade e Autenticidade, e Sustentabilidade e Transparência.
PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA
A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA compreende fatores que são considerados centrais das escolhas dos consumidores em relação aos produtos de amendoim, com destaque para a qualidade, sabor, conforto e desejo de experimentar novas combinações de ingredientes e sabores. Aliada aos aspectos sensoriais, a crescente preocupação das pessoas com a saúde tem estimulado a busca do prazer de forma consciente quanto aos seus possíveis impactos negativos. O crescimento do mercado de amendoim tem sido atribuído, em grande parte, ao fato de os produtos conseguirem aliar prazer, indulgência e nutrição.
Conforme estudo da Mintel, além de ser percebido como um alimento nutritivo e que traz saciedade, o amendoim tem sido usado como ingrediente para agregar indulgência aos produtos alimentícios veganos e àqueles com alegações à saudabilidade.
NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE
A macrotendência NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE abrange a crescente demanda por produtos com ingredientes mais nutritivos e funcionais, capazes de propiciar uma alimentação considerada mais saudável, conceito amplo que envolve tanto a manutenção do bem-estar, benefícios diretos à saúde física e mental, como ainda sua capacidade de dar suporte para o aumento da imunidade e prevenção de doenças.
O crescimento do mercado de produtos de amendoim industrializados deve-se bastante aos seus atributos nutritivos e funcionais, destacando seu valor proteico, conteúdo de fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais, além de citar estudos que associam o consumo de amendoim com a diminuição do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
CONTROLE e ADEQUAÇÃO
A macrotendência CONTROLE e ADEQUAÇÃO representa o movimento crescente das pessoas de buscarem alimentos com menores teores ou livres de calorias, açúcares, gorduras saturadas, gorduras Trans, sódio, e também de glúten e lactose. No Brasil, a introdução da rotulagem frontal, em formato de lupa, tende a fomentar ainda mais essa tendência.
Os produtos de amendoim industrializados contêm gorduras saturadas, embora em quantidade relativamente bem menor em relação às gorduras consideradas saudáveis. Obviamente, os produtos salgados costumam conter sódio, e os doces possuem açúcares adicionados. Portanto, são produtos que poderiam sofrer restrições por essas características, se não fosse sua posição mais favorável em comparação com outros snacks que não possuem o valor nutricional positivo do amendoim.
NATURALIDADE e AUTENTICIDADE
A macrotendência NATURALIDADE e AUTENTICIDADE reflete a crescente demanda por alimentos mais naturais, integrais, autênticos, frescos, sem aditivos, com menor grau de processamento e boa procedência, interpretados por vários consumidores, embora de forma controversa, como sendo mais saudáveis e nutritivos.
Estudo da Mintel revelou que o consumo de produtos de amendoim industrializados tem sido impulsionado pelo fato de serem identificados como fontes naturais e vegetais de proteínas e energia. Pesquisa do National Peanut Board revelou que o amendoim continua sendo percebido como um bom alimento natural, e que tem ocorrido o aumento da demanda de produtos naturais (all-natural) e orgânicos, principalmente entre os consumidores da geração Milênios Millennials.
SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA
A macrotendência SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA tem impulsionado, principalmente, o mercado de produtos com foco na sustentabilidade ambiental, com aumento da demanda por produtos elaborados com ingredientes provenientes da agricultura sustentável, orgânicos e elaborados à base de plantas. Por outro lado, a tendência do comércio justo e solidário tem colocado também em evidência os produtos voltados para a sustentabilidade socioeconômica como, por exemplo, produtos com certificação Fair Trade e com vinculações com causas sociais. Essa macrotendência também ressalta a valorização crescente que os consumidores têm atribuído à transparência na comunicação das empresas quanto à procedência e sustentabilidade dos ingredientes utilizados, e também quanto aos meios de produção.