Skip to main content

ORIGENS DO AMENDOIM INDUSTRIALIZADO

O amendoim está incorporado há séculos na cultura alimentar global, tanto pelo seu valor nutritivo como pela sua praticidade. Em suas diversas formas, os produtos de amendoim industrializados são consumidos em várias ocasiões e sob diferentes formas. Existem os produtos em grãos que podem vir crus ou torrados, com ou sem sal e adição de sabores, ou com coberturas crocantes como o tipo “japonês” e os “ovinhos”, geralmente consumidos como aperitivos ou como snacks entre as refeições. Outros produtos em pasta, granulados e farinhas são ingredientes de diversas receitas da confeitaria comercial e de preparações culinárias domésticas. As pastas têm se destacado também como fonte de energia e proteína vegetal para mercados como, por exemplo, de esportistas e vegetarianos. Entre os produtos doces ocorre uma grande variedade de tipos de produtos, como o amendoim confeitado, os tradicionais pé-de-moleque e paçoca, e doces mistos à base de amendoim como os torrones, rapaduras, biscoitos, bolos e balas.

200 a.C. a 800 d.C. Estudos arqueológicos revelam que, na sociedade Inca, mais especificamente no Peru, o amendoim era consumido sob diferentes formas: torrado, assado, frito, salgado, cozido, moído, amassado, como bebida fermentada, combinado com mel ou utilizado em molhos.

Século XVI. No Brasil, o naturalista Gabriel Soares de Souza descreve a planta do
amendoim e seus usos.

Início do Século XX. As pesquisas do cientista Dr. George Washington Carver
defendem o amendoim como uma cultura comercial eficaz e apresentam diversas
maneiras de utilizar o amendoim para consumo humano e outras finalidades

Início do Século XX. Nos EUA, prolifera a venda de amendoim por meio de máquinas (vending machines) operadas por moedas.

1922. O químico Joseph Rosefield inventa uma forma de tornar a manteiga de amendoim mais suave e agradável, adicionando óleos parcialmente hidrogenados a ela. A licença desse processo foi vendida para a empresa de manteiga de amendoim Peter Pan.

1957. Fundação da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), na cidade de São Paulo, SP, Brasil. Em 2001, passou a representar as empresas de amendoim.

2001. A Abicab implementa o Programa Pró-Amendoim, destinado a garantir a segurança dos produtos de amendoim, criando o selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-Abicab”.

Conheça o estudo completo sobre Amendoim Industrializados!