Skip to main content

VALOR NUTRICIONAL DOS SUCOS INDUSTRIALIZADOS

Os tipos e quantidades de nutrientes de cada suco dependem da sua composição. Na amostra de 217 sucos e outras bebidas não carbonatadas, a maior parte é composta por misturas de frutas e outros vegetais. As frutas mais frequentes na amostra são maçã, uva, laranja, manga, limão, frutas vermelhas, pêssego, maracujá, tangerina, morango, goiaba, cajú, banana, cranberry, abacaxi, açaí e acerola. Outras frutas utilizadas são ameixa, amora, arônia, coco, kiwi, mamão, melão, pera, romã e tâmara. Os vegetais mais presentes são hortelã, couve, cenoura, gengibre, beterraba, pepino e espinafre, sendo utilizados com menor frequência a abóbora, agave, agrião, alfarroba, batata yacon, cacau, chia, cidreira, hibisco, maca peruana, pimenta caiena, quinoa, salsão, linhaça e spirulina.

Em todos produtos analisados (217 itens) foram identificados na rotulagem nutricional os nutrientes de declaração obrigatória: Proteínas, Fibras (Fibra alimentar), Calorias (Valor energético, kcal), Carboidratos, Gorduras totais, Gorduras saturadas e Sódio. Entre os nutrientes de declaração voluntária, foi identificada a Vitamina C como mais relevante, informada na rotulagem de 120 produtos.

VITAMINA C

O fato de a declaração desse nutriente ser voluntária dificulta uma visão mais completa do total de 217 bebidas pois, mesmo alguns sucos de laranja, ou mistos com laranja, não informam a vitamina C na rotulagem. Mesmo assim, a vitamina C está em grande parte dos sucos analisados, notadamente naqueles com base em frutas cítricas. Entre os produtos (120 itens) que declaram vitamina C na rotulagem, 41% têm ALTO CONTEÚDO e 73% são FONTE desse nutriente, de acordo com a legislação vigente no período da coleta de dados (Anvisa, RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012).

PROTEÍNAS

Nas frutas e vegetais, de modo geral, a presença de PROTEÍNAS não é tão representativa, o que reflete nas bebidas industrializadas feitas com estes ingredientes. Isso é constatado no fato de 65% da amostra informar teor zero de proteínas. No entanto, algumas bebidas, especificamente as classificadas como alimentos líquidos, são formuladas com a alegação de teor relevante de PROTEÍNA, contendo até 12,7 g por 200 ml.

FIBRAS

Nas bebidas analisadas, de modo geral, a presença de FIBRAS depende dos tipos de frutas e vegetais dos quais são compostas. No TOTAL da amostra, 132 produtos (61%) informam teor zero de FIBRAS. No entanto, várias bebidas apresentam teores relevantes de FIBRAS, proporcionando aos consumidores até 42% das necessidades diárias.

CALORIAS (VALOR ENERGÉTICO)

De modo geral, o VALOR ENERGÉTICO dos sucos, néctares e refrescos varia bastante de acordo com sua formulação. Existem produtos de maior teor calórico por serem feitos de frutas com maiores teores de açúcares naturalmente presentes em sua composição como, por exemplo, uva e açaí. Por outro lado, seguindo a tendência do mercado, existem vários produtos que apresentam valores energéticos reduzidos, com redução de açúcar adicionado, uso de edulcorantes, mistura de suco de maçã, incorporação de vegetais e mesmo por meio da redução no tamanho das porções. Na amostra de 217 bebidas analisadas, existem vários produtos considerados BAIXOS em calorias.

CARBOIDRATOS

A quantidade de CARBOIDRATOS dos sucos, néctares e refrescos varia bastante de acordo com os tipos de frutas e vegetais naturalmente presentes em sua composição. A amostra de 217 sucos e outras bebidas não carbonatadas apresentou a MÉDIA de 20,8 g/200 ml de CARBOIDRATOS (6,9% das necessidades diárias), MAIOR valor de 48 g/200 ml e MENOR valor de 0,0 g/200 ml.

AÇÚCARES

Do total da amostra de 217 produtos, 88 produtos continham a quantidade de açúcares na informação nutricional da rotulagem. As quantidades de AÇÚCARES dos sucos, néctares e refrescos variam bastante de acordo com os tipos de frutas e vegetais naturalmente presentes em sua composição, desde 2,0 g/200 ml até 32,7 g/200 ml.

GORDURAS TOTAIS

De modo geral, os sucos, néctares, refrescos e alimentos líquidos não apresentam quantidades relevantes de GORDURAS. No TOTAL da amostra (217 produtos), 90,3% informam teor zero de GORDURAS, enquanto que o restante tem conteúdo igual ou inferior a 5 g/200 ml, considerado teor BAIXO de acordo com a legislação (menor que 3 g de gorduras totais por 100 ml de produto).

SÓDIO

De modo geral, os sucos, néctares, refrescos e alimentos líquidos não apresentam quantidades relevantes de SÓDIO. No TOTAL da amostra (217 produtos), 46,5% (101 produtos) informam teor zero de SÓDIO, enquanto que o restante tem conteúdo inferior a 80 mg/200 ml, considerado teor MUITO BAIXO de acordo com a legislação (máximo de 40 mg de sódio por 100 ml de produto).

Conheça o estudo completo sobre Sucos Industrializadas!