Skip to main content

TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS SORVETES INDUSTRIALIZADOS

Os registros existentes sobre as origens dos sorvetes permitem supor que seus particulares atributos sensoriais foram determinantes para sua incorporação aos hábitos alimentares de diversos países, seja como doces gelados consumidos em momentos de indulgência ou como sobremesas bastante apreciadas após as refeições. Tais atributos se mantém ainda como os motivos determinantes da compra dos sorvetes na atualidade, apesar de os sorvetes estarem passando por um momento de transformação quanto aos benefícios percebidos pelos consumidores. Além de serem consumidos como fonte de prazer e bem-estar, as pessoas têm valorizado, de modo complementar, suas contribuições para a nutrição, funcionalidade para a saúde, naturalidade e sustentabilidade.

O estudo Brasil Food Trends 2020 serve bem como base para entender esse processo de transformação nas características dos sorvetes industrializados, a partir da análise, nos mercados brasileiro e global, de diferentes produtos, à luz das macrotendências Sensorialidade e Prazer e Saudabilidade e Bem-estar.

SENSORIALIDADE e PRAZER

Valorização de produtos gourmet, premium, variação de sabores, gastronomia etc.

O forte apelo sensorial é característica marcante dos sorvetes e ainda predominante nas escolhas individuais. Por isso, a sensorialidade e o prazer têm determinado as relações entre fabricantes e consumidores, desde os primórdios da comercialização dos sorvetes. Atualmente, essa macrotendência explica a existência de uma ampla oferta de produtos com grande diversidade de sabores gourmet, premium, exóticos, étnicos, de confeitaria, entre outros além dos tradicionais chocolate, morango e creme. Além do sabor, tem sido constatada a demanda crescente pela combinação de sabores intensos com visuais atrativos e fotogênicos. As pessoas, consideradas aventureiras no campo do sabor, fazem crescer a oferta de produtos com sabores adultos, nostálgicos, raros e inusitados.

Estudo da empresa Barry Callebaut constatou que mais da metade dos consumidores norte-americanos têm inclinação a escolherem sorvetes que proporcionem novas experiências sensoriais. Entre as dez tendências destacadas por essa empresa, sete são relacionadas à sensorialidade e prazer: apelo mais forte à indulgência com sorvetes em camadas, coberturas, recheios e texturas diferenciadas; mistura de sabores e combinações de sorvetes com produtos de confeitaria, marcas conhecidas de biscoitos etc.; sabores sofisticados de outras etnias, alcoólicos e com especiarias; sabores picantes e salgados; sorvetes de produção artesanal e em pequenos lotes; novos formatos que permitem apreciar o sorvete em diferentes lugares e situações; sabores personalizados conforme as preferências de sabor de cada consumidor. E, além da ampla variedade de sabores, cores e texturas, a qualidade da experiência tende a predominar entre os consumidores.

Estudo da empresa DPO identificou o declínio das vendas de produtos básicos de menor qualidade, devido ao aumento da preferência por sorvetes com ingredientes de qualidade superior. O conceito de qualidade, do ponto de vista dos consumidores, vem se ampliando com a inclusão de novos valores e interesses pessoais que procuram balancear indulgência com saudabilidade .

SAUDABILIDADE e BEM-ESTAR

Valorização de produtos para dietas, com redução de açúcar, redução de gorduras, produtos vegetais etc.

No estudo Brasil Food Trends 2020, a macrotendência Saudabilidade e Bem-estar ressaltou características que estão, atualmente, servindo como base para o desenvolvimento de novos tipos de sorvetes. De modo geral, as inovações tendem a agregar valor aos produtos pela adição de ingredientes nutritivos e funcionais e, por outro lado, reduzir calorias e ingredientes que os consumidores procuram evitar como, por exemplo, açúcares, gorduras e proteína. Uma pesquisa constatou um aumento global de quase 50% no número de novos sorvetes com redução de açúcares, no período de 2015 a 2019.

Uma pesquisa da empresa McKinsey, sobre consumidores norte-americanos de produtos lácteos, identificou que acima de um terço dos entrevistados têm procurado comer alimentos mais saudáveis. Os atributos mais associados à saudabilidade dos alimentos são “naturais” (all natural) e “baixo em açúcar” (low sugar), para 49% dos consumidores entrevistados, “orgânicos” (38% dos entrevistados), “sem OGM” (36%), “alto em proteína” (30%), “baixo em gorduras” (30%), “porções menores” (26%) e “redução de calorias (20%).

Os produtos substitutos dos sorvetes de base láctea têm apresentado um forte aumento da demanda, pelo fato de estarem sendo associados positivamente à saudabilidade. Observou-se um crescimento médio anual de quase 50% em sobremesas e sorvetes veganos lançados nos últimos cinco anos, e existe uma previsão de que os sorvetes plant based representarão por volta de 30% do mercado global até o final de 2027.

A pesquisa da McKinsey revelou que 62% dos consumidores compraram alternativas plant based em 2018, e que consideram estes produtos mais saudáveis que os tradicionais lácteos, quanto aos conteúdos de gorduras e proteínas. Em relação aos sorvetes lácteos, 33% dos entrevistados declararam ter reduzido o consumo nos últimos 12 meses. Aspectos relacionados à sustentabilidade também motivam essa demanda por produtos vegetais substitutos.

Do ponto de vista nutricional, contudo, é preciso esclarecer que a tendência de redução do consumo de lácteos é preocupante. O leite e seus derivados contêm naturalmente nutrientes essenciais e são importantes fontes naturais de cálcio biodisponível. Estes nutrientes essenciais presentes nos produtos lácteos abrangem proteínas de alta qualidade, potássio, magnésio, vitamina B12, zinco, selênio, ácido fólico, riboflavina, niacina, iodo e vitamina A. Além disso, propriedades bioativas estão relacionadas aos peptídeos do leite, com evidências de efeitos benéficos sobre o sistema imunológico e digestivo. Também a composição exclusiva da gordura láctea, com perfil favorável de ácidos graxos e com a presença de lipídios biologicamente ativos, contribui para as propriedades nutricionais únicas do leite e produtos derivados.

Conheça o estudo completo sobre Sorvetes Industrializados!