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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DAS PIZZAS INDUSTRIALIZADAS

A pizza tornou-se uma refeição muito apreciada em âmbito global. As pessoas consomem pizzas de diferentes formas, em ocasiões diversas, sejam consumidas em restaurantes ou assando nos lares produtos comprados prontos, semiprontos ou feitos à mão, passo a passo, desde a massa até os molhos e coberturas. Além de ser uma refeição saborosa, prática e fácil de compartilhar, a pizza tem a capacidade de reunir familiares e amigos e ser a refeição central em ocasiões de confraternização e celebração.

Nos últimos anos, esse mercado encontra-se em constante crescimento devido às inovações que têm deixado a pizza alinhada às tendências do consumo de alimentos. No ambiente doméstico, a pizza segue a tendência do consumidor de valorizar a produção artesanal, personalizando a receita e elaborando pizzas, por exemplo, com massa de fermentação natural, molhos com tomates selecionados e ervas frescas, queijos de produção local etc. Isso abriu um nicho de mercado para farinhas especiais, fermentos, molhos e, inclusive, kits para o preparo doméstico.

O estudo Brasil Food Trends 2020 serviu como base para entender esse processo de transformação nas características das pizzas industrializadas, a partir da análise, nos mercados brasileiro e global, de diferentes produtos, à luz das macrotendências Sensorialidade e Prazer (produtos mais saborosos e frescos, com massas de fermentação natural, massas mais crocantes, processamento artesanal, assadas em fornos de pedra e à lenha, diferentes molhos e novos sabores, diferentes coberturas, com ingredientes naturais), Saudabilidade e Bem-estar (pizzas com massas à base de vegetais que apresentam menos calorias e carboidratos, sem glúten, mais finas, pizzas vegetarianas ou com mais vegetais, com maiores teores de proteínas e fibras), Confiabilidade e Qualidade (produtos autênticos, com ingredientes naturais, sem conservantes), Sustentabilidade e Ética (produtos orgânicos, à base de vegetais), e Conveniência e Praticidade (mini pizzas, kits para montagem da pizza no lar , serviços de pizza por assinatura).

SENSORIALIDADE e PRAZER

A macrotendência Sensorialidade e Prazer teve forte influência na transformação da pizza congelada tradicional, antes uma opção barata, porém de qualidade inferior às preparadas em pizzarias, em produtos mais saborosos e frescos, com a proposta de proporcionar experiência similar a dos restaurantes, com massas de fermentação natural, massas mais crocantes, massas à base de vegetais (couve flor, beterraba etc.), processamento artesanal, assadas em fornos de pedra e à lenha, diferentes molhos e novos sabores, diferentes coberturas e com ingredientes naturais e livres de ingredientes ou substâncias indesejadas (freefrom), entre outras inovações. Estas tendências, já bem acentuadas nos países desenvolvidos, têm aflorado no Brasil com lançamentos de produtos com mais qualidade, variedade e melhor sabor.

SAUDABILIDADE e BEM-ESTAR

Devido as características das matérias-primas utilizadas, as pizzas congeladas podem apresentar conteúdos significativos de proteínas e fibras, o que caracteriza o aspecto nutricional positivo nestes produtos. Apesar disso, a macrotendência Saudabilidade e Bem-estar tem exercido forte influência sobre os consumidores de  diversos alimentos industrializados, gerando crescente demanda por novas opções com outros ingredientes

reconhecidamente nutritivos e saudáveis e que não tenham ingredientes ou substâncias que têm sido associados às doenças crônicas não transmissíveis. Como exemplo, podem ser destacadas as pizzas com massas à base de vegetais que apresentam menos calorias e carboidratos, sem glúten, mais finas, pizzas vegetarianas ou com mais vegetais, com maiores teores de proteínas e fibras, para dietas cetogênicas, entre outros.

Tais mudanças têm corrigido o preconceito existente sobre a pizza congelada, de produto calórico e pouco nutritivo, construindo, por outro lado, a imagem de um produto saboroso e versátil capaz de contemplar plenamente diferentes necessidades dietéticas da população, aliando prazer e saúde.

CONFIABILIDADE e QUALIDADE

A macrotendência Confiabilidade e Qualidade compreende a crescente preocupação com a origem das matérias-primas e transparência dos produtores, indústrias processadoras e varejistas, no sentido de comprovar a segurança dos produtos para consumo. Nos últimos anos, tem crescido o interesse por produtos autênticos, com ingredientes naturais e livres de substâncias indesejadas pelos consumidores.

SUSTENTABILIDADE e ÉTICA

As tendências relacionadas à Sustentabilidade e Ética estão estreitamente associadas às duas macrotendências anteriormente citadas. Por exemplo, as pizzas à base de vegetais têm tido forte demanda devido à sua imagem de alimento mais saudável e sustentável. Notadamente, o mercado dos produtos à base de vegetais cresce significativamente entre as pessoas denominadas como flexitarianas, que desejam reduzir o consumo de proteína animal, mas sem abdicar do prazer de comer os alimentos habituais.

CONVENIÊNCIA e PRATICIDADE

Em 2010, a macrotendência Conveniência e Praticidade se destacou como a mais presente na população brasileira. Em relação às pizzas congeladas, a conveniência sempre foi fator determinante da compra pela facilidade de estocagem e preparo, em qualquer momento desejado. No entanto, outros benefícios têm sido incorporados como diferentes tipos e tamanhos de pizzas, com destaque para as mini pizzas em formatos para consumo sem a necessidade de pratos e talheres (bite-sized options), adequadas para consumo em trânsito, opções de pizzas para café da manhã, os kits para montagem da pizza no lar e ainda serviços de pizza por assinatura. Ainda, é importante observar que a conveniência tende cada vez mais a ser acompanhada da qualidade, saudabilidade, confiabilidade e sustentabilidade dos ingredientes e embalagens.

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