Skip to main content

VALOR NUTRICIONAL DOS BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS

De modo geral, os biscoitos não são produtos de baixo valor calórico, uma vez que suas matérias-primas básicas são a farinha, gordura e, obviamente, açúcar no caso dos biscoitos doces. Uma forte tendência no mercado é o lançamento de novos produtos alternativos com menores conteúdos de CALORIAS, AÇÚCARES, GORDURAS SATURADAS e SÓDIO, de modo que atualmente se verificam diferenças significativas entre os diversos produtos, com biscoitos tendo tanto maiores teores como aqueles com teores mais baixos.

O valor nutricional dos biscoitos variou bastante entre os 243 produtos analisados (61 biscoitos salgados e 182 biscoitos doces), existindo muitos produtos contendo quantidades relevantes de PROTEÍNAS, FIBRAS, VITAMINAS e MINERAIS. Os biscoitos constituem-se em bons veículos para a inclusão de nutrientes e substâncias funcionais por serem alimentos seguros do ponto de vista microbiológico com longa vida útil, serem produtos de massa com capilaridade nos lares de diferentes classes socioeconômicas e terem grande aceitação em todas as faixas etárias.

PROTEÍNAS

Os conteúdos de PROTEÍNAS dos biscoitos, mesmo com as variações entre os itens considerados, são muito significativos para a alimentação e nutrição dos seus consumidores. É possível verificar que vários produtos podem ser classificados como fonte de proteínas.

FIBRAS ALIMENTARES

Os conteúdos de FIBRAS, mesmo com as variações entre os itens considerados, são muito significativos para a alimentação e nutrição dos seus consumidores. É possível verificar que vários produtos podem ser classificados como fonte de FIBRAS, enquanto alguns podem ter alto conteúdo de fibra alimentar, tanto por porção de 30 g quanto por 100 g.

VITAMINAS e MINERAIS

Uma quantidade pequena dos biscoitos doces tem declaração voluntária de VITAMINAS e MINERAIS na rotulagem nutricional. Entre estes, existem biscoitos que podem ser considerados fonte de cálcio, ferro, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B6 e C, por porção de 30 g, ou com alto conteúdo destes minerais e vitaminas, por 100 g.

CALORIAS (VALOR ENERGÉTICO )

De modo geral, os biscoitos, principalmente os doces, não podem ser considerados produtos de baixo teor calórico, tendo em vista o conteúdo médio de 212 Kcal das porções de 50 g. Entretanto, as quantidades de calorias variam entre os diversos tipos de biscoitos existentes no mercado.

CARBOIDRATOS

A maioria dos produtos atende até, no máximo, 10% das necessidades diárias recomendadas de 300 g de CARBOIDRATOS.

AÇÚCARES

A declaração de conteúdo de açúcares foi identificada em 20 biscoitos da amostra de 182 biscoitos doces. A quantidade de açúcares varia bastante conforme o tipo de produto, com o menor valor observado para um biscoito coberto (4,0 g/porção de 100 g) e o maior para um biscoito recheado (46,7 g/porção de 100 g).

GORDURAS SATURADAS

De modo geral, as quantidades de GORDURAS SATURADAS dos biscoitos variam bastante entre os diversos tipos de produtos, existindo produtos contendo de 0,0 g até 6,0 g, em porções de 30 gramas.

SÓDIO

Não foram identificados produtos baixos em SÓDIO, o que é natural considerando que são produtos que utilizam sal em sua formulação básica.

Conheça o estudo completo sobre Biscoitos Industrializados!