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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DAS MASSAS ALIMENTÍCIAS INDUSTRIALIZADAS

No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br). Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que explicam bem o comportamento da demanda de massas alimentícias: Nutrição e Funcionalidade (produtos com mais proteínas, fibras, farinha integral, com adição de grãos ancestrais, sementes e vegetais), Controle e Adequação (produtos com menos calorias, carboidratos, gorduras, sódio e glúten), Naturalidade e Autenticidade (produtos com menos ingredientes, sem conservantes, ingredientes naturais etc.), Sustentabilidade e Transparência (produtos orgânicos, com ingredientes produzidos de forma sustentável etc.) e Premiumização e Experiência (produtos gourmet, premium, artesanais, sofisticados etc.).

NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE

Valorização de produtos com mais proteínas, fibras, farinha integral, com adição de grãos ancestrais, sementes e vegetais.

Desde suas origens, as massas alimentícias desempenharam papel fundamental na alimentação e nutrição da humanidade, destacando-se pelo seu conteúdo básico de carboidratos balanceado com teores significativos de proteínas e fibras. Nas últimas décadas, principalmente nos países desenvolvidos, o mercado de massas tem sido estimulado pela maior demanda de produtos integrais e fortificados com proteínas, entre outros alinhados a essa macrotendência. O mercado brasileiro também tem apresentado lançamentos de novos produtos com essas características.

CONTROLE e ADEQUAÇÃO

Valorização de produtos com menos calorias, carboidratos, gorduras, sódio e glúten.

Além do maior interesse com a ingestão adequada de nutrientes, a macrotendência CONTROLE e ADEQUAÇÃO é caracterizada pela preocupação que muitos consumidores estão tendo em balancear sua alimentação diária, procurando controlar o consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, gorduras, calorias e até mesmo de glúten, embora este último seja bastante direcionado por mitos relacionados a essa proteína natural da farinha de trigo. Globalmente, isso tem impulsionado o aumento da oferta de produtos com teores reduzidos de gorduras, menores quantidades de sódio e de massas com farinhas de arroz e outros ingredientes sem glúten, o mesmo ocorrendo no mercado brasileiro.

Além dos novos lançamentos e da reformulação dos produtos tradicionais, feita de modo voluntário pelas empresas, existem acordos firmados pelas indústrias com o Ministério da Saúde, com metas de redução de gorduras e sódio nos produtos industrializados.

NATURALIDADE e AUTENTICIDADE

Valorização de produtos com menos ingredientes, sem conservantes, ingredientes naturais etc.

Associada às preferências dos consumidores por indulgência e saudabilidade, a macrotendência NATURALIDADE e AUTENTICIDADE sinaliza a valorização de opções de produtos percebidos como artesanais, naturais e sem aditivos artificiais. Apesar dos itens tradicionais contendo aditivos serem considerados seguros, as indústrias têm desenvolvido produtos com fórmulas mais simplificadas, com ingredientes em menor número e mais familiares para os consumidores.

Entre as tendências apontadas por vários especialistas por ocasião do World Pasta Day 2019, foi destacada a valorização da simplicidade pelos consumidores e de molhos básicos com poucos ingredientes.

O relatório da empresa The Hartman Group destacou que a autenticidade será um fator-chave para o mercado de massas, uma vez que carrega significados importantes do ponto de vista dos consumidores, tais como qualidade superior, naturalidade (clean label), regionalidade, entre outros.

SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA

Valorização de produtos orgânicos, com ingredientes produzidos de forma sustentável etc.

A macrotendência SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA representa a valorização da forma como os alimentos industrializados são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e com certificações ambientais.

Por outro lado, os consumidores estão querendo informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na fabricação.

Entre as tendências apontadas por ocasião do World Pasta Day 2019, foi destacado o consumo ético e sustentável que privilegia as massas com vegetais (plant-based), orgânicas e com menor impacto para a saúde e meio ambiente. Também no World Pasta Day 2020, o consumo ético esteve entre as principais tendências do mercado, tendo os especialistas do setor avaliado que, no futuro, as massas deverão se destacar pela sua adequação para receitas à base de vegetais, orgânicas e utilização de ingredientes de origem responsável e sustentável.

PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA

Valorização de produtos gourmet, premium, artesanais, sofisticados etc.

A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA determina o crescimento do mercado de produtos com qualidade aprimorada e apelos à sensorialidade. Neste grupo, estão presentes aqueles com alegações de qualidade premium, gourmet e produtos com apelo à indulgência consciente, isto é, com as características anteriores, mas também mais nutritivos, com menos calorias, com ingredientes naturais e sustentáveis. Em suma, com os atributos das demais macrotendências do setor.

Em 2017, a pesquisa da FIESP/CIESP identificou a lasanha e o macarrão entre as três comidas preferidas pelos brasileiros, em seguida ao arroz e feijão que continuam na preferência de quase um terço da população.

Em 2017, o relatório do The Hartman Group destacou o frescor, autenticidade e a novidade como sendo as três características fundamentais para que as massas sejam identificadas pelos consumidores com tendo qualidade superior (premium). No mercado brasileiro, a busca por produtos frescos de qualidade superior tem estimulado o lançamento de massas refrigeradas com apelo gourmet.

Conheça o estudo completo sobre Massas Industrializadas!