ORIGENS DOS HAMBÚRGUERES INDUSTRIALIZADOS
O consumo de carne moída ou picada, temperada e grelhada ocorre há muito tempo na humanidade. A coletânea Apicius sobre refeições da Roma antiga revela receita de carne moída grelhada, preparada com pão embebido em vinho e temperos. Vários registros a partir do século XVIII, demonstram que o bife de carne moída, frita ou grelhada, já era apresentado como alimento prático e econômico, para preparo nos lares, como refeições servidas em pratos ou como sanduíche. O interesse na comercialização do hambúrguer levou à mecanização da sua produção e sua popularização, no século XX, com o surgimento das franquias de lanchonetes e industrialização do produto.
Nas últimas décadas ocorreu ampla modernização da indústria de hambúrgueres, compreendendo o uso de novas tecnologias de processos, ingredientes e embalagens. As operações em grande escala permitiram a oferta de uma grande variedade de produtos a preços acessíveis, tornando o produto industrializado uma opção de refeição econômica e nutritiva.
(data da primeira edição)
Receita de Hamburg Sausage no livro de Hannah Glasse, The art of cookery made plain and easy.
Registro de patente de máquina cortadora de carne (Machine for cutting sausage meat), por G. A. Coffman.
Registro de patente de equipamento para congelamento rápido de alimentos, Refrigerating Apparatus, por Clarence Birdseye.
Patente de máquina cortadora e moldadora de hambúrguer (Hamburger Patty
Forming Machine).
Lançamento de hambúrgueres pela White Castle.