Skip to main content

VALOR NUTRICIONAL DOS BOLOS INDUSTRIALIZADOS

Os bolos costumam ser alimentos centrais das celebrações e hospitalidade doméstica, associando o prazer proporcionado pela grande diversidade de receitas deliciosas, com seu valor nutricional formado pela composição que, além de farinha, gorduras e açúcar, costuma incluir ovos, leite, cacau, frutas, nozes, sementes, entre outros alimentos bastante nutritivos. Devido à ampla variedade de receitas, os bolos podem apresentar quantidades bem distintas de calorias e nutrientes, diferenças estas que são constatadas pela amostra de produtos analisada no estudo do Ital.

Na amostra de 210 produtos, com base na rotulagem nutricional, foram tabuladas as quantidades dos nutrientes de declaração obrigatória (proteínas, fibra alimentar, calorias/valor energético, carboidratos, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio) e de declaração voluntária (açúcares, vitaminas e minerais).

PROTEÍNAS

Os bolos industrializados contribuem com quantidades significativas de PROTEÍNAS para a alimentação e nutrição dos seus consumidores. Apesar de haver grande variação nas quantidades de proteínas presentes nos diferentes produtos, existem bolos que poderiam ser considerados como FONTE e também com ALTO CONTEÚDO de proteínas.

FIBRAS ALIMENTARES

Vários bolos contribuem com quantidades significativas de FIBRAS ALIMENTARES para a alimentação e nutrição dos seus consumidores.

VITAMINAS e MINERAIS

Uma quantidade pequena dos bolos tem declaração voluntária de VITAMINAS e MINERAIS na rotulagem nutricional. Entre estes, existem bolos com elevados teores de Cálcio, Ferro, Zinco e Vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e B6, por porção de 60 g.

CALORIAS (VALOR ENERGÉTICO)

De modo geral, os bolos não são produtos de baixo VALOR ENERGÉTICO por serem compostos por farinhas, açúcares, óleos e gorduras. Entretanto, as quantidades de calorias variam bastante entre os produtos analisados.

CARBOIDRATOS

De modo geral, os bolos, industrializados ou não, costumam conter CARBOIDRATOS devido aos ingredientes com os quais são elaborados, principalmente as farinhas e os açúcares. Entretanto, conforme o tipo, as quantidades variam bastante entre os produtos.

AÇÚCARES

De modo geral, os bolos, industrializados ou não, costumam conter AÇÚCARES em seu preparo. Entretanto, existem produtos com redução do teor de açúcar e também receitas “zero açúcar”.

GORDURAS SATURADAS

De modo geral, as quantidades de GORDURAS SATURADAS dos bolos variam bastante entre os diversos tipos de produtos, existindo produtos contendo de 0,0 g até 8,6 g.

GORDURAS TRANS

As quantidades de GORDURAS TRANS dos bolos variam bastante de acordo com os ingredientes presentes em sua formulação. A grande maioria dos produtos analisados apresenta declaração de isenção de gorduras trans.

SÓDIO

A quantidade de SÓDIO dos bolos varia bastante conforme a formulação, existindo vários produtos com baixos teores de sódio.

Conheça o estudo completo sobre Bolos Industrializados!