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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DOS BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS

No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br). Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que determinam, em grande parte, a oferta dos tipos de biscoitos industrializados comercializados no Brasil e no mundo: Premiumização e Experiência (produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal), Nutrição e Funcionalidade (produtos fortificados e com incorporação de ingredientes reconhecidos pelo seu valor nutritivo como farinha integral, aveia, chia, quinoa, frutas secas etc.), Controle e Adequação (produtos com teor reduzido de gorduras, redução de açúcar e menores quantidades de sódio), Naturalidade e Autenticidade (produtos com fórmulas mais simplificadas, com adição de aromas naturais, grãos integrais, castanhas, mel, especiarias etc.), e Sustentabilidade e Transparência (produtos orgânicos e com certificações ambientais).

PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA

A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA caracteriza a elevação do padrão de consumo de alimentos na sociedade, com valorização de produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal.

Os consumidores estão mais exigentes e dispostos a pagar mais por itens de maior valor agregado, tanto devido à composição de ingredientes quanto pelos modos de processamento. Por exemplo, os biscoitos mais sofisticados, como os palitos cobertos de chocolate, têm tido maior aceitação nos estratos de maior renda.

Os fatores SABOR e TEXTURA são bastante valorizados na hora da compra. Entretanto, as preferências do consumidor têm se voltado também, de forma complementar, aos atributos de saudabilidade, naturalidade e sustentabilidade dos biscoitos.

NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE

Além de controlar calorias, gorduras, açúcar e sódio, outras características de saudabilidade têm sido demandadas pelos consumidores.

No Brasil, conforme pesquisa, 21% dos habitantes considera mais importante consumir ingredientes mais saudáveis do que reduzir aqueles que é recomendável evitar. Nessa direção, a macrotendência NUTRIÇÃO e FUNCIONALIDADE revela a crescente demanda por produtos mais nutritivos e funcionais, com potencial de contribuir para aumento da performance, melhora de imunidade e prevenção de doenças. Esta macrotendência tem promovido o desenvolvimento de novos produtos fortificados e com incorporação de ingredientes reconhecidos pelo seu valor nutritivo como farinha integral, aveia, chia, quinoa, frutas secas etc.

CONTROLE e ADEQUAÇÃO

De acordo com a macrotendência CONTROLE e ADEQUAÇÃO, muitos consumidores têm procurado controlar o consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, açúcares e gorduras.

Isso tem impulsionado a reformulação de vários tipos de biscoitos, com aumento da oferta de produtos com teor reduzido de gorduras, redução de açúcar e menores quantidades de sódio. Além da reformulação feita de modo voluntário pelas empresas, existem acordos firmados pelas indústrias com o Ministério da Saúde, com metas de redução de gorduras, sódio e açúcar nos produtos industrializados (https://abia.org.br/releases/industrias-de-alimentos-lancam-plano-inedito-de-reducao-de-acucares).

NATURALIDADE e AUTENTICIDADE

Associada às preferências dos consumidores por indulgência e saudabilidade, a macrotendência NATURALIDADE e AUTENTICIDADE sinaliza a valorização de opções de produtos percebidos como artesanais, naturais e sem aditivos artificiais, substâncias alergênicas e outros como lactose e glúten. Apesar dos itens tradicionais contendo aditivos serem considerados seguros, as indústrias têm desenvolvido produtos com fórmulas mais simplificadas, com adição de aromas naturais, grãos integrais, castanhas, mel, especiarias etc.

SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA

A macrotendência SUSTENTABILIDADE e TRANSPARÊNCIA representa a valorização da forma como os alimentos industrializados são produzidos e também a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e com certificações ambientais. Por outro lado, os consumidores estão querendo informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na fabricação.

Conheça o estudo completo sobre Biscoitos Industrializados!