Alimentos Industrializados

11 Alimentos Industrializados A NECESSIDADE DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS Existem lacunas de conhecimento sobre as carac- terísticas dos alimentos industrializados, identifica- das em diversas reportagens, artigos e políticas pú- blicas a respeito dos produtos comercializados pelas indústrias de alimentos e bebidas. As partes 1 e 2 abordam como isso afeta e pode prejudicar os consu- midores, os desafios para realizar uma comunicação adequada e agumas orientações para que os comu- nicadores evitem emitir mensagens distorcidas que reforcem preconceitos sobre os alimentos industria- lizados. As partes 3, 4 e 5 revelam as inconsistências da “classificação” NOVA, que tem sido utilizada pelos seus autores e por algumas mídias para criticar a in- dústria de alimentos e vários de seus produtos. Os da- dos aqui apresentados demonstram que, em síntese, essa pretensa “classificação” se baseia em juízos de valor, generaliza a realidade e é incapaz de ser usada na prática para seus propósitos, quais sejam orientar a escolha de alimentos para compor uma dieta equi- librada.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==